PROGRAMA EDUCATIVO

“Aprendam a suspeitar, aprendam a ser cidadãos críticos que questionam o que os rodeia […]”

(María Acaso, rEDUvolution, hacer la revolución en la educación, 2013)

Desde a sua criação, um dos objetivos da Fundación Arellano Alonso tem sido não apenas a conservação e exposição de suas coleções, mas também sua divulgação. Para isso, além de diversas atividades culturais, foi elaborado um programa educativo que é enriquecido ao longo dos anos.

O objetivo deste programa é dar a conhecer a arte e, em geral, a cultura da África Subsariana. Embora também sejam organizadas atividades ligadas à coleção de arte contemporânea e ao restante de suas coleções.

A partir de um espírito participativo, crítico e diversificado, propõem-se iniciativas para todas as idades e grupos, procurando através delas promover a inclusão, a participação, a diversidade, a tolerância e o espírito crítico.

ATIVIDADES PRESENCIAIS

* O desenvolvimento destas estará sujeito às normas sanitárias vigentes.

• Visitas guiadas para o público em geral (domingos).
  • Visitas guiadas para associações e grupos de todos os níveis.
  • Visitas e oficinas específicas para grupos de pessoas com deficiência.
  • Visitas temáticas.
  • Oficinas para crianças, famílias e adultos.
  • “Contadores de histórias: contos africanos para toda a família”, com voluntários da UP. Millan Santos.
  • “Encontros com o/a autor/a”: visitas comentadas às exposições temáticas acompanhadas do seu autor ou de alguém do grupo organizador.
  • África inspira, ——. Programa destinado a centros educativos, para alunos do ensino infantil, fundamental I e II, ensino médio e universitários.

• Infantil (pré-escola)

Unidade didática Al calor de África (No calor da África): Não só o clima nos interessa, mas graças ao calor das pessoas aprenderemos como vivem, o que fazem e como se manifestam nos diferentes países africanos.

• Fundamental I (1º, 2º e 3º)

Unidade didática Yo de mayor quiero ser (Quando crescer quero ser)…: Veremos diferentes profissões, como escultores, músicos, policiais, médicos, juízes ou comerciantes. E nos tornaremos geógrafos, restauradores, ilustradores ou mímicos sem sair do Palacio de Santa Cruz, onde encontraremos um pequeno pedaço de um grande continente.

• Fundamental I (4º e 5º)

Unidade didática De colores africanos (Sobre as cores africanas): Quando falamos de África falamos de muitas cores. O pan-africanismo é um movimento político, filosófico, cultural e social que promove a geminação africana. Vamos conversar a respeito disso!

• Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º)

Unidade didática Descubriendo África (Descobrindo a África): Vamos desvelar este continente diversificado através de seus costumes, seu modo de vida e suas diferentes manifestações artísticas, reflexo de seu desenvolvimento e sua transcendência. Conseguiremos entender melhor a África com o que veremos ao longo de nossas três salas de exposições?

• Ensino Médio e Universitário: visitas guiadas às coleções de arte da África Subsariana.

Informação práctica:

• Número de visitantes limitados.
  • Montante: 1€ por participante.
  • Informações e inscrições: educarellanoalonso@gmail.com
  • Acessibilidade: consulte as condições de acesso antes da visita.

.  .

ATIVIDADES ONLINE

Através do nosso canal no Youtube e outras redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

• La pieza del mes (A peça do mês): conheça a fundo uma das peças expostas nas salas a cada mês.
  • Parecidos razonables (Semelhanças razoáveis): a arte africana tem sido tradicionalmente desvalorizada em relação à arte europeia. Mas é? Mensalmente compararemos uma de nossas obras com criações famosas e mostraremos que não é bem assim. O grau de desenvolvimento e beleza da arte africana era comparável e às vezes até superior ao que estava sendo feito no Ocidente. Nós vamos provar isso para você.
  • ¡Conociéndonos! (Conhecendo-nos!): Periodicamente, através dos feeds diretos do Instagram, teremos uma agradável conversa com várias pessoas que trabalham ou colaboram com o museu. Dessa forma, conheceremos os perfis das pessoas que possibilitam o trabalho. Vamos colocar voz e rosto.

RADIO ÁFRICA INSPIRA

Você sabia que nosso museu tem seu próprio programa de rádio? Apresentamos ÁFRICA INSPIRA, um projeto que surge graças à estação de rádio Onda Verde Radio Comunitaria (Onda Verde Rádio Comunitária) e ao Movimiento contra la Intolerancia de Valladolid (Movimento contra a Intolerância de Valladolid), com o objetivo de dar a conhecer as nossas coleções artísticas e a arte e a cultura africanas.

Durante aproximadamente uma hora você descobrirá todos esses elementos complementados com música, entrevistas, curiosidades, narrações, tendências artísticas atuais… para que o ouvinte possa absorver o continente africano.

Você também pode nos encontrar em vários formatos:

Ivoox: África Inspira – Podcast en iVoox

Spotify: https://open.spotify.com/show/0jNfU49VP29es8E3MtieTJ?si=1d54718c83ae4d18

Lembre-se que você pode ouvir, compartilhar e baixar todos os programas nessas duas plataformas.

Quem compõe a equipe África Inspira?: estudantes estagiários e voluntários do museu (incluindo estudantes da Universidade Permanente Millán Santos) que locutam o programa. A coordenadora do museu é responsável pela redação e direção do programa: Cristina Bayo Fernández.

Agora é só curtir o programa de rádio mais africano!